GASTRONOMIA

 

  • Rodízio, São Paulo em 450 sabores

    As churrascarias rodízio paulistanas são a melhor síntese gastronômica da cidade. Democráticas nos seus paladares, elas conseguem agradar a todos os gostos. Nelas encontramos, além do tradicional churrasco gaúcho - é claro -, pratos das principais cozinhas de todo o mundo. Em suas mesas são degustadas as massas italianas, a paella espanhola, o bacalhau português, o sushi japonês, o quibe árabe, os embutidos alemães, além de delícias regionais brasileiras, como o mineiro leitão à pururuca, o caipira arroz de carreteiro ou a nossa tradicional feijoada, de todas as regiões do País, de Norte a Sul.

    Essa riqueza de paladares encontrados na cidade, foi construída nos seus 450 anos de existência, desde a sua fundação, feita pelas mãos do jesuíta espanhol José de Anchieta, até a chegada das mais variadas comunidades de imigrantes, vindas de todas as partes do mundo. Todos que aqui chegaram adotaram esta terra como sendo uma extensão do seu país natal. Isso aconteceu não só com os estrangeiros, mas também com o brasileiros, vindos dos mais distantes rincões. Esse fato faz com que São Paulo seja a mais internacional cidade brasileira, onde todos que vem de fora sentem-se como se estivessem em sua própria casa. Novos cheiros, sabores e palavras são incorporados todos os dias à vida da cidade, o que fez dela umas das Capitais Mundiais da Gastronomia. Os nossos cardápios não deixam nada a dever aos dos restaurantes de Paris, Nova York, Madrí, Roma ou Buenos Aires.

    Nestes 450 anos de São Paulo notamos que as churrascarias rodízios são como a nossa cidade, pois recebem a culinária de todos os povos que aqui vieram construir esta metrópole, como se fosse a sua própria. Todos os sabores convivem harmonicamente, agradando desde gregos e troianos até gaúchos e baianos, passando por portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses, chineses, franceses, latino-americanos, árabes, judeus, coreanos, africanos... Assim, parafraseando um verso de "Sampa", de Caetano Veloso, podemos dizer que, na mesa, as churrascarias rodízio são "a sua mais completa tradução", sintetizando os 450 sabores de São Paulo.

Primeiro lugar no prêmio São Paulo Capital Mundial da Gastronomia pela melhor matéria publicada em revista, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.