GASTRONOMIA

 

  • Sim, nós temos banana

    A fruta mais consumida no mundo é um dos símbolos dos países tropicais

    Musa Paradisiaca. O que dizer de uma fruta que tem esse nome científico? No mínimo, que ela já é atraente a começar pelo nome. Esse é o caso da banana, uma das frutas mais consumidas no mundo e que teve sua origem na Ásia. O seu sabor doce agrada todos os paladares. Seus mais de cem tipos oferecem uma infinidade impar de maneiras de ser preparada. Desde ao natural até frita ou assada, ainda como recheio de doces, bolos ou tortas, a banana garante o sucesso de qualquer prato. Na agricultura é o quarto produto, só perdendo em importância para o trio de cereais formado pelo arroz, milho e trigo. Em termos nutricionais, devemos dizer que é uma das melhores fontes de potássio, além fornecer cálcio, ferro, fósforo e as vitaminas A, B1, B2 e C .

    A banana, depois que passou a ser consumida em larga escala pelo mundo, passou a estar presente na história do Homem, sendo símbolo das regiões tropicais. Os países da América Central, que são grandes produtores, começaram a ser chamados de repúblicas de bananas. É bem verdade que de uma maneira pejorativa, mas não deixa de mostrar a importância da fruta na economia desses países. Na área musical, não podemos esquecer da nossa Carmen Miranda, que chegou ao estrelado nos Estados Unidos, cantando a popular “Yes, nos temos banana”, além de levar na cabeça uma espécie de turbante ornamentado por algumas bananas.

    No Brasil são cultivadas mais de trinta espécies. As mais conhecidas são a nanica, prata, ouro, maçã, da terra e são-tomé. Uma das mais consumidas é a nanica que, apesar do nome, não é das menores. Sua característica principal é o sabor bastante doce, sendo muito agradável comê-la ao natural. A sua produtividade é grande, pois um cacho pode chegar a ter duzentas bananas. A espécie chamada maçã, também conhecida como banana-branca, é indicada como alimento para crianças e bebês, principalmente em purê, acompanhando muito bem aveia ou bolachas e biscoitos. Já as bananas da terra, são-tomé e prata são próprias para serem ser empanadas e fritas, sendo uma ótima guarnição para vários pratos. Elas também podem ser simplesmente assadas na grelha ou cozidas. Outra variedade bem popular no Brasil é a banana-ouro, que alguns a conhecem por banana-imperador, banana-dedo-de-moça ou banana-mosquito. De casca fina, sabor doce e aroma agradável ela é considerada uma das menores, chegando no máximo a medir dez centímetros de comprimento. Depois de falarmos tanto de bananas, com certeza você já deve estar louco para comer uma delas. Dê uma banana para a fome, provando uma de nossas receitas.

    Texto publicado originalmente na revista Viva Gourmet.