GASTRONOMIA

 

  • As 1.001 utilidades do COCO

    Hoje em dia os coqueiros e os cocos fazem parte da paisagem de nossas praias, do Nordeste ao Sul do País. Mas nem sempre foi assim. Ao que tudo indica os primeiros cocos desembarcaram por aqui vindos da Índia Oriental, transportados pelas caravelas portuguesas. Há quem aposte que esses frutos chegaram antes dos europeus, trazidos pelas correntes marítimas. Seja qual for a maneira pela qual ele aqui chegou, isso não importa. O importante é que atualmente ele é um dos frutos mais apreciados pelos brasileiros, que adoram o sabor refrescante de sua água e de sua deliciosa polpa. Aliás, sua branca polpa tem uma larga utilização na culinária.

    O coco pode ser utilizado verde ou maduro, estando presente em uma série de doces e sobremesas. Quem nunca provou uma cocada? Essa delícia é um dos pratos que melhor representam a culinária nordestina. Em todos os estados do Nordeste brasileiro encontramos uma receita exclusiva de cocada, com pequenas variantes de um lugar para outro, o que marca a predileção da região pela iguaria. Além dela o coco está presente em inúmeros bolos, balas e manjares. Mas não é só entre os doces que ele é encontrado. O seu leite, que é extraído na prensagem da polpa ralada, é ingrediente indispensável para a elaboração de moquecas e vatapás, pratos muito consumidos na Bahia. Se isso não bastasse, o coco é um alimento riquíssimo em proteínas, sais minerais e as vitaminas A, B1, B2, B5 e C. A sua gordura é ótimo substituto da gordura de origem animal, sendo largamente utilizada na fabricação de margarina, detergentes, sabões e cosméticos.

    Já a utilização de sua água merece uma capítulo à parte. Além de deliciosa e refrescante, ela pode ser considerada uma panacéia. Se o seu problema por de pele, ela pode hidratar e amaciar. Quem tem colesterol alto poderá reduzi-lo com o seu consumo regularmente. A água de coco também repõe as energias, além de ser um calmante natural. Para as crianças tanto serve no combate da verminose infantil como da desidratação. Para os idosos previne e ajuda no tratamento das artrites. Enfim, é preferível gastar no consumo de água de coco do que na farmácia. Além de tudo isso, como dizia Lavousier, que na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, as fibras externas do coco e sua dura casca interna são utilizadas na confecção de tapetes, chapéus, esteiras e outros objetos adorno, fazendo a alegria dos criativos artesãos.

    Texto publicado originalmente na revista Viva Gourmet.