SINDICALISMO

 

Franklin Valverde é diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Atuou na gestão 2003-06, na Junta Governativa, como Secretário Adjunto de Finanças (2006) e, atualmente, na gestão 2006-09, sendo coordenador da Comissão Estadual de Qualidade do Ensino de Jornalismo (CEQEJ).



EM DEFESA DO JORNALISMO

"Os cursos de Jornalismo são tão importantes quanto os de Medicina, Engenharia ou qualquer outro curso superior. Muitas pessoas dizem que para ser jornalista basta saber escrever, pensando que só ser alfabetizado é o suficiente. Fica a pergunta: será que quem acha isso do Jornalismo faria uma delicada cirurgia com um curandeiro ou moraria em um edifício projetado por um mestre de obras? Duvido. É na universidade que todas as áreas do conhecimento humano são sistematizadas, passando por estudos aprofundados que contribuem para o seu desenvolvimento e aprimoramento, além de formar os novos profissionais sob a ótica da ética.
As grades dos cursos de Jornalismo devem contemplar disciplinas que ofereçam uma ampla formação humanista, possibilitem o desenvolvimento do espírito crítico e habilitem os novos jornalistas a atuarem de maneira consciente em todas as mídias. Isso sem esquecer das novas tecnologias que, hoje, desempenham um papel fundamental no Jornalismo.
Já o Sindicato dos Jornalistas pode e deve se tornar no instrumento unificador da categoria, valorizando os profissionais e defendendo o nosso espaço de atuação que muitas vezes é usurpado por pessoas que muito pouco ou nada tem a ver com a profissão."

Franklin Valverde
Jornalista, sindicalizado desde 1983.